O chá está virando estilo de vida
Já tivemos algumas “ondas” do chá aqui no Brasil, como a do chá verde há anos atrás. Depois vieram os chás brancos e vermelhos.
Agora, para 2022, a L’Officiel coloca até mesmo que o “chá é lifestyle!”. Conforme a matéria na revista, depois da pandemia os happy hours regados a cerveja parecem ter perdido seu espaço para o chá da tarde.
Realmente, podemos ver um crescimento na oferta de chás nos cardápios das cafeterias e até mesmo o surgimento de casas especializadas na bebida.
Conforme levantamento de números do Pinterest, a rede social das imagens, o aumento da busca por pessoas de todas as faixas etárias tem aumentado consideravelmente desde antes de 2022. Eles destacam o aumento da busca por “comidinhas para o chá da tarde” (4x mais procuradas), “festa chá da tarde vintage” (aumento de 70%), “festa chá da tarde aesthetic” (dobro de procuras), “chá azul” (mais 70%¨de buscas), “pose tomando chá” (dobrou também).
Até mesmo os estadunidenses, conhecidos mundialmente como amantes do refrigerante, têm procurado pelo assunto no Pinterest!
Por que o chá?
Em tempos de isolamento e pós-isolamento, essa bebida de ervas vem para tranquilizar as tardes, manhãs e noites de quem anda estressado ou agitado. Realmente parece ter tudo a ver com o momento mundial. Estamos buscando pela “hora do chá”, um período de calma, paz e do calorzinho gostoso com que a bebida parece “abraçar” o corpo.
Assim, sozinhos ou com a companhia de alguém que nos faz bem, podemos curtir um momento leve e tranquilo.
Isso tudo sem falar nos benefícios da bebida.
Chá ou infusão, qual a diferença?
É comum tratarmos todo o tipo de bebida quente advinda de ervas “chá”, mas será que está correta essa definição?
Uma excelente matéria publicada no Jornal Zero Hora (“O verdadeiro chá”. Zero Hora, Caderno Gastronomia, 28 de agosto de 2009, pg 3.), explicou que nem tudo é chá exatamente. E que existe diferença entre chá e infusão. “Só são considerados chás os extraídos da planta Camellia sinensis”. O resto é infusão.
Assim, quando oferecerem a você um “chazinho” de camomila, maçã ou de erva-doce, você estará recebendo, na realidade, uma infusão.
Por sua vez, os chás pretos são chás mesmo; o chá verde, o branco, o oolong e o amarelo também.
E cada um deles deve ser harmonizado tal qual fazemos com os vinhos. O verde e o amarelo são indicados pela manhã e como acompanhamento de bolos e tortas. O branco deve ser ingerido pela manhã e em refeições leves como saladas e peixes. O oolong, após o almoço ou jantar e o preto, no café da manhã e à tarde; pode ser mais forte, não é recomendável ser ingerido de estômago vazio.
Chá que emagrece funciona?
Estudos afirmam que, devido ao alto teor de cafeína, os chás atuam na queima de calorias.
Outras pesquisas afirmam que eles ainda são ricos em polifenóis, que auxiliam no combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce da pele.
Dicas para o preparo do seu chá ou infusão
Para os iniciantes na arte de se preparar e beber os chás, seguem algumas dicas:
- O mais importante na hora de prepararmos nosso chá é cuidar para que a água não esteja fervendo. A temperatura ideal deve ser entre 80 e 90 graus. Se ferver, espere cinco minutos antes de iniciar o preparo, se não queimará as folhas.
- O ideal é usar água mineral sem gás.
- Para cada xícara de água, é recomendável uma colher (de chá) de ervas.
- O tempo de infusão depende de cada tipo (se for de qualidade, o tempo deve vir instruído na embalagem).
- É melhor que sejam bebidos sem adoçar.
Para seu bem-estar, beba um chá
Para um Mundo Melhor, aproveite o que essa bebida tem para oferecer naturalmente. Beba chá (ou infusão). Seja para relaxar, para emagrecer ou mesmo para se hidratar entre os copos de água diários.
Não há provas medicinais de que podem fazer bem, mas também nenhuma que comprove que façam algum mal também.
De qualquer forma, antes de tomar algum deles com muita frequência, converse com seu médico a respeito. Chás não substituem qualquer medicamento. Não esqueça disso.